Cidades

Desabamento no calçadão da orla de São Francisco em Niterói

De acordo com moradores, o calçadão cedeu na última sexta-feira (10). Foto: Plantão Enfoco

Um trecho do calçadão da Praia de São Francisco, na Zona Sul de Niterói, cedeu na altura da Praça do Rádio Amador e virou motivo de preocupação para pedestres na região. Segundo moradores do bairro, o incidente teria acontecido na última sexta-feira (10) quando a orla foi acometida pela maré alta, atingindo inclusive quiosques na areia, além de demais pontos da região.

“Na quinta e sexta-feira a maré encheu muito e invadiu até quiosques aqui da praia. Ali em Jurujuba algumas casas e quintais encheram por conta disso. Aqui na frente não tem muitas pedras como no lado, acredito que por isso tenha acontecido isso”, relatou um visitante da Praça Rádio Amador, que preferiu não se identificar.

Equipes das Secretarias Municipais de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e de Defesa Civil estiveram no local por volta de 16h desta segunda-feira (13) realizando avaliação da área.

A Seconser informou que o problema foi ocasionado em virtude das últimas ressacas registradas na cidade, e que será feito o isolamento do local. Nesta terça (14), será iniciado o serviço de recuperação da área.     

Ressaca

Desde os primeiros dias de abril, a Marinha do Brasil emitiu alertas de ressaca com ondas podendo chegar a até 3,5 metros em toda a faixa litorânea do estado, incluindo praias de Niterói.

De acordo com a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha, em seu último boletim divulgado na última quarta (8), o município voltaria a apresentar o fenômeno entre os dias 9 (quinta) à noite e o dia 11 (sábado) pela manhã.

Relembre

Em 2016, parte da orla da Praia de Piratininga, também foi destruída por conta das fortes ondas que atingiram a região. Na época, trecho da calçada foi danificado com o impacto da onda e a Defesa Civil Municipal precisou interditar o local.

Cinco anos antes, ainda 2011, uma outra forte ressaca também provocou estragos na Praia das Flechas, na divisa dos bairros do Ingá e de Icaraí. A mureta de proteção, a calçada e o asfalto do trecho foram danificados devido à força da natureza. Mesmo com o susto, não houve feridos.

< Gás mais barato a partir de maio no Estado do Rio Witzel prorroga medidas restritivas até o dia 30 de abril <